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O Escorpião deixa a sua marca em 2021 com uma temporada de recordes

14/12/2021
  • 84 Especiais de Classificação e 1.162,07 quilómetros percorridos pelo Abarth 124 rally na Abarth Rally Cup recompensaram Dariusz Poloński com uma subida ao pódio final do ERC2, ele que alcançou o melhor tempo em 7 Especiais de Classificação.
  • No conjunto das 21 corridas do Campeonato Italiano de F.4 powered by Abarth competiram 44 pilotos, de 19 diferentes nacionalidades, numa época que culminou com Oliver Bearman a ser coroado Campeão Italiano.
  • Na Fórmula 4 ADAC powered by Abarth, foram 7 os vencedores diferentes e 12 os pilotos que subiram ao pódio das 18 corridas do calendário.

Os números nunca mentem e os da Abarth, na temporada de 2021, traduzem recordes. A alma de competição do Escorpião continuou a amealhar sucessos tanto nos ralis como em pista, graças ao Abarth 124 rally, espinha dorsal dos automóveis da categoria RGT no panorama internacional dos ralis. Os sucessos ficam, também, a dever-se ao motor Abarth 1.4 T-Jet de 160 cv, o coração dos monolugares de Fórmula 4 que contribuem para o desenvolvimento dos melhores talentos do automobilismo nas categorias dos chamados ‘open wheelers’.

Nesta que foi a terceira temporada da Abarth Rally Cup, parte integrante do calendário do Campeonato da Europa de Ralis (ERC) da FIA, o Escorpião foi colocado à prova pelos grandes nomes da série Abarth. Dariusz Poloński viu-se coroado Campeão graças às cinco vitórias alcançadas nos seis ralis do calendário, tendo demonstrado o seu domínio com o registo de melhores tempos em 72 das 84 Especiais percorridas. Terceiro na classificação geral da categoria ERC2, o piloto polaco conquistou, igualmente, dois pódios em ralis do ERC2, no Rally di Roma Capitale e no Barum Czech Rally Zlín.

Ao longo da temporada de 2021, o Abarth 124 rally completou 24 Especiais de Classificação em terra, percorrendo um total de 381,78 km, e outras 60 em asfalto, totalizando 780,29 km. As seis rondas da série europeia acumularam um total de 1.162,07 km de Especiais de Classificação. A distância total passa a 4.600,39 quilómetros se incluirmos as ligações entre as várias provas, com ralis realizados na Polónia, Letónia, Itália, República Checa, Hungria e Espanha.  

Registaram-se, igualmente, números recorde no Campeonato Italiano de F.4 powered by Abarth, certificado pela FIA, com 44 pilotos a participarem em pelo menos uma corrida da série italiana promovida pela ACI Sport, registando-se uma média de 32 pilotos nas grelhas de partida. Dezanove nacionalidades foram representadas, com pilotos de todos os cinco continentes. Durante a temporada de 2021, nas 21 corridas divididas por sete rondas, subiram ao pódio 12 pilotos, com sete deles a alcançarem pelo menos uma vitória. Os jovens talentos do automobilismo foram suportados pela fiabilidade e pela performance do motor Abarth 1.4 T-Jet de 160 cv, bloco que, uma vez mais, provou ter um desempenho de topo, nesta que foi a sua oitava temporada na série italiana, em que se completaram 348 voltas em corridas, totalizando 1.686,138 quilómetros.

Foi, também, a sétima temporada do Campeonato de Fórmula 4 ADAC powered by Abarth onde, nas dezoito corridas realizadas, divididas por seis rondas, se percorreram 1.346,400 quilómetros, num total de 325 voltas. Cinco circuitos receberam a série alemã, com 29 pilotos de dezasseis nacionalidades diferentes a participar em pelo menos uma corrida. Ainda na série promovida pela ADAC, ao longo da temporada subiram ao pódio 12 pilotos, sendo que sete deles conquistaram pelo menos uma vitória.

Depois de conquistar o título da série italiana, Oliver Bearman viu-se, igualmente coroado como Campeão na homóloga alemã. O piloto britânico da Van Amersfoort Racing – e agora um novo elemento da Ferrari Driver Academy - terminou a temporada com 17 vitórias (onze na F.4 italiana e seis na ADAC F4), seis segundos lugares (dois na série italiana e quatro na alemã) e três terceiros (dois em Itália e um na Alemanha), subindo ao pódio em 26 das 39 corridas disputadas.

Percurso muito semelhante teve, entre os ´rookies’, o russo Nikita Bedrin, o vencedor do título reservado para os pilotos novos e/ou estreantes, tanto em Itália como na Alemanha, também ele num monolugar da equipa Van Amersfoort Racing, estrutura que conquistou o cetro de Campeã em ambas as séries.

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