Novidades

Luz do motor acesa? Saiba o que fazer

18/01/2023

Saiba o que indica a luz do motor acesa.

Esta luz, com o formato de um motor, indica de forma genérica a existência de um problema no sistema de injeção eletrónica. Este só pode ser diagnosticado corretamente numa oficina.

Este sistema, que veio de forma massiva substituir o carburador, é responsável por alimentar, de forma otimizada, o motor do carro. Assim, determina as quantidades de combustível e ar necessárias para o funcionamento correto do motor.

Para isto ocorrer de forma eficaz e eficiente, o sistema é constituído por sensores que recolhem informações sobre o funcionamento do carro.

Estas informações chegam a uma central de informações, mais conhecida como centralina. Com base nos dados recebidos, a centralina transmite comandos para alimentar componentes essenciais para o funcionamento do carro.

Luz do motor acesa: o que fazer?

Visto que se trata de uma falha num sistema electrónico, a primeira opção é desligar o carro, esperar uns minutos e voltar a ligar. Nesta fase, o sistema eletrónico é reiniciado e volta a fazer a verificação dos sensores e, em alguns casos, este aviso desaparece.

Se mesmo assim o aviso permanecer ligado, o melhor que tem a fazer é levar o carro, o mais rapidamente possível, a uma oficina de confiança. A oficina deverá ter equipamento especializado que permite detetar o verdadeiro problema.

Quais são os motivos possíveis?

Há vários motivos que podem originar este alerta. No entanto, os mais comuns são:

Velas de ignição entupidas ou em mau estado;

Erros na centralina;

Válvula EGR entupida ou danificada;

Catalisador entupido;

Sensor de temperatura danificado;

Injetores entupidos;

Sonda lambda (sensor de oxigénio) danificada;

Falha genérica de um sensor. Agende a sua visita às nossas oficinas aqui.

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa