Novidades

5 MITOS SOBRE A COMPRA DE CARROS USADOS

28/03/2023

É quase certo que, se já pensou em comprar um carro usado, já ouviu alguns boatos sobre a compra de carros seminovos. Muitas pessoas acabam por não avançar com a compra de carros usados muito graças a mitos, muitas vezes inventados.

Não se deve acreditar em tudo o que se ouve e, por isso mesmo, neste artigo esclarecemos os 6 principais mitos sobre a compra de carros seminovos.

Mito #1 Carros com um único dono são mais interessantes

É claro que, a probabilidade de um carro estar melhor conversado caso tenha tido apenas um dono é maior, mas isto não torna o número de donos um factor determinante na conversão de um automóvel.

Tanto é possível que um veículo que tenha tido 3 ou 4 excelentes donos, esteja em ótimas condições, como é possível que um carro com um único dono tenha sofrido um acidente e esteja em piores condições gerais.

Mito #2 A quilometragem é o mais importante

A quilometragem de um carro usado é um dos principais elementos a ter em conta ao avaliar o estado do automóvel, mas não é o único factor importante.

Há que ter em consideração uma série de factores como: o histórico de manutenção do veículo, os opcionais, o preço, a idade, etc…

Mito #3 Transmissões manuais poupam mais combustível do que as automáticas

Este mito pode até ter sido verdade há alguns anos atrás, mas neste momento as caixas automáticas são mais eficientes e permitem poupar mais combustível, além de garantirem uma condução mais confortável e eficiente.

Mito #4 Carros com mais de 5 anos só dão dores de cabeça

A ideia de que os carros com mais de 5 anos só dão dores de cabeça vem dos anos 70 ou 80, quando os carros eram fabricados para durar de quatro a cinco anos.

Nos dias que correm, um carro, dificilmente, começa a dar dores de cabeça ao dono antes de ultrapassar a marca dos 200 000 quilómetros (quilometragem normalmente atingida depois de 10 anos de uso).

Mito #5 Comprar carros usados só compensa quando é a um particular

Este mito nasce da percepção de que é possível negociar mais com um particular e pagar menos pelo veículo. Na verdade, muitas vezes o barato sai caro e, por isso mesmo, comprar carros usados em stands profissionais é mais aconselhável devido à segurança, garantia e facilidade de todo o processo.

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.