Novidades

Alfa Romeo F1 Team Stake mostrou ritmo encorajador

29/04/2023

Alfa Romeo F1 Team Stake mostrou ritmo encorajador para o Grande Prémio do Azerbaijão

  • Estratégia agressiva que dividiu escolhas de pneus diferentes para os dois pilotos permitiu a Zhou Guanyu chegar ao 12º lugar na Corrida Sprint
  • Com uma escolha de pneus macios, Valtteri Bottas conheceu mais dificuldades, mas reuniu valiosa informação para a corrida de amanhã.

O Alfa Romeo F1 Team Stake mostrou ritmo encorajador na Corrida Sprint. Tendo optado por uma estratégia agressiva, dividindo a escolha dos componentes dos pneus entre os dois pilotos, Zhou Guanyu conseguiu tirar o melhor partido dos pneus médios, fazendo uma boa corrida com um ritmo sólido: o piloto chinês ganhou três posições ao longo das 17 voltas da corrida Sprint, mostrando um pouco mais de competitividade em comparação com a qualificação, acabando no 12º lugar. Valtteri Bottas, numa estratégia alternativa que contemplava os pneus macios, trabalhou para a equipa e ajudou a Alfa Romeo F1 Team Stake a perceber melhor o desempenho das diversas misturas em condição de corrida – conhecimento que vai ser determinante na corrida de amanhã.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: “Reunimo-nos como equipa e tomámos algumas decisões firmes: sabíamos que tínhamos de ser agressivos para recuperar terreno após a qualificação de ontem, pelo que dividimos as misturas de pneus para os nossos dois monolugares. Temos agora um conhecimento muito melhor e mais profundo do comportamento dos compostos macios e médios em condições de corrida e isso permitir-nos-á definir a melhor estratégia possível para amanhã. Com os médios, vimos que o nosso ritmo nos permitia lutar e aproximarmo-nos dos dez primeiros, pelo que esse será o nosso objetivo amanhã. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas estamos empenhados em fazer tudo o que for possível para avançar: todos estão a trabalhar arduamente para isso, aqui e na fábrica. A corrida de amanhã vai ser uma luta, mas estamos prontos para dar tudo.”

Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

SQ1: 17º / 1:45.352 (6 voltas)

Sprint: 16º

Volta mais rápida: 1:46.277 (volta 9)

Pneus: Macios novos (17 voltas)

“O objetivo de hoje era trabalhar como equipa e foi isso que fizemos. No geral, o nosso ritmo foi um passo em frente em relação à qualificação e saímos da corrida Sprint de hoje com algumas boas aprendizagens. Sabíamos que ia ser bastante difícil, a partir do meu ponto de partida, por isso decidimos tentar algo diferente com os pneus macios, enquanto o Zhou optou pelos médios. Acabei por não conseguir, tentei continuar a lutar, mas, claro, todos os que estavam nos médios acabaram por ser mais rápidos. No geral, penso que foi bom experimentar e perceber o que vai funcionar e o que não vai funcionar para a corrida de amanhã. Vimos que o Zhou foi capaz de lutar com os carros à sua volta e recuperar algum terreno, o que nos dá confiança para a corrida de amanhã.”

Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 04/Ferrari)

SQ1: 10º / 1:18.330 (20 voltas)

Sprint: 12º

Volta mais rápida: 1:45.766 (volta 16)

Pneus: Médios novos (17 voltas)

"Senti-me bem com o carro, o nosso ritmo hoje foi bom e isto é um sinal promissor para a corrida de amanhã. Depois da qualificação de ontem optámos por seguir dois caminhos opostos na estratégia para maximizar as nossas hipóteses e o nosso conhecimento dos pneus para amanhã. Começando onde estávamos, num Sprint tão curto e com apenas oito posições para marcar pontos, o objetivo realista era aprender o máximo possível e foi o que fizemos, tanto na minha corrida como na do Valtteri. Foi um bom trabalho de equipa e acabou por me ajudar hoje: os pneus médios tiveram um bom desempenho e consegui manter o Gasly atrás de mim, apesar de não ter DRS. Obtivemos muitos dados para a corrida e estamos otimistas: o objetivo é ganhar posições e chegar aos pontos. Fizemo-lo em Melbourne e não há razão para não termos uma oportunidade semelhante, se não maior, aqui em Baku. É claro que a estratégia e um pouco de sorte com as circunstâncias terão de estar presentes, mas estamos prontos para lutar e continuar a progredir."

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.

Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa